Álbuns mono: a onça-pintada no Pantanal

Aproveite: de julho até setembro, no máximo outubro, é a melhor época. De barco suas chances são muito maiores do que de carro.

• Cristian: Nikon D800 e a Nikkor 300 2.8, e algumas de Claudia: Nikon D800 e a Sigma 50-500 VR.
  • Essas fotos foram apenas de um avistamento, umas poucas horas em Porto Jofre, o melhor lugar do mundo para ver onças-pintadas. Julho de 2013. Quem fica mais dias no local tem tido oportunidades de ver as onças caçando capivaras ou jacarés.
  • Porto Jofre é o final da Transpantaneira. Para chegar lá: voo para Cuiabá, aluguel de carro, ir para Poconé, que é o km 0 da Transpantaneira e fica a 1h de carro de Cuiabá.  Porto Jofre é o km 147.  Há voos diretos Guarulhos – Cuiabá.

As opções: ficar no Hotel Porto Jofre (um hotel caro voltado para pescadores) e alugar barcos, ou ficar no barco-hotel dos donos do Porto Jofre, ou ficar numa área de camping em frente ao hotel. Essa área de camping tem chalés simples, com diárias por R$ 420 para um casal. Você também pode ficar no Santa Tereza ou no Jaguar Reserve, que ficam na Transpantaneira, e dirigir até Porto Jofre, é perto. Da Pousada Santa Tereza são 80km, dá em torno de 2h se você não parar pelo caminho. O Jaguar Reserve fica mais perto ainda.

Barcos: R$ 300 ou R$ 500 por 3 horas (dependendo da potência do motor). O de R$ 300 sai por R$ 700 para ficar o dia todo a seu dispor.

Fomos até Porto Jofre sem fazer reservas. Estávamos no Santa Tereza, numa viagem passarinheira, e decidimos tentar a sorte em Porto Jofre. Saímos cedo mas chegamos só na hora do almoço (porque fomos parando no caminho). O grupo do Araquém Alcântara estava terminando de almoçar, e ele nos contou que tinham visto duas onças na beira do rio, uma delas apenas dormindo, mas que uns fotógrafos turcos tinham ido para outra direção, e viram uma caçando uma capivara. Alugamos um barquinho e subimos o rio “vocês verão vários barcos em volta, não tem como errar”. Paramos lá na muvuca de barcos, esperamos um pouco mais de 1h, e então a onça começou a despertar.

Antes dela levantar a cabeça eu estava me cansando, achando que não ia dar nada. Mas quando contemplei aqueles olhos verde de predador, pedi perdão pela minha falta de fé. O bicho é mesmo majestoso e impressionante, não importa o cenário ou a luz.

Gosta dos predadores? Se tiver oportunidade, vá.